Acaba de nascer na Zona Oeste uma nova referência feminina. É o Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, o primeiro do Rio exclusivamente para elas.

A unidade acaba de abrir as portas na Praça 1º de Maio, onde deverá beneficiar cerca de 700 mil moradoras da região com capacidade para realizar, mensalmente, 500 consultas, 400 partos e 100 cirurgias ginecológicas.

– É uma referência hospitalar aumentando a oferta de parto, desafogando as maternidades existentes, integrando o programa Cegonha Carioca (que incentiva o pré-natal) e mudando a capacidade de atendimento às mulheres – afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Orçado em R$ 43 milhões, o hospital tem 100 leitos de internação em 11.600 metros quadrados. Nos três andares, há 39 leitos de UTI e de UTI neonatal, seis salas de parto e quatro centros cirúrgicos. O hospital oferece ambulatório de pré-natal e exames como videolaparoscopia e videohisteroscopia.

O nome Mariska Ribeiro é uma homenagem à professora tijucana que lutou pelo acesso da mulher à saúde pública no país.

Matéria publicada pelo Jornal Extra em 30 de junho de 2012.
Link: https://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/hospital-da-mulher-mariska-ribeiro-primeiro-da-cidade-com-foco-na-saude-da-mulher-inaugurado-em-bangu-5358503.html